Florianópolis: Trabalhadores da Comcap encerram greve, barram destruição do Acordo Coletivo e retornam ao trabalho sem perdas salariais

postado em: NOTÍCIAS | 0

Durante 10 dias, a Fetram-SC acompanhou e apoiou os trabalhadores da Comcap, que enfrentaram de cabeça erguida o poder econômico e midiático. Uma categoria que realiza seu trabalho com excelência há muitos anos mostrou, através de muita força e união, que a luta vale a pena. A paralisação encerrou sem nenhuma redução salarial e sem penalizações à categoria.

O prefeito Topázio não conseguiu implantar o projeto de terceirização do Centro que vem anunciando na imprensa. A Comcap seguirá fazendo a coleta em toda a região, e a terceirizada atuará somente em roteiros em que não houver trabalhadores, por 30 dias, até nova audiência, em que se avaliará a continuidade ou não do modelo.

A Comcap reafirma sua força ao acabar com os desvios de função que hoje usam a Companhia para fazer agrado a vereadores. O governo terá que apresentar uma lista com todos os efetivos que hoje estão em desvio de função, e os mesmos retornarão aos cargos para os quais foram contratados.

O reajuste será pelo INPC. Outras cláusulas econômicas, como o ticket, estão mantidas sem perdas. A insalubridade de 40% está mantida para todos os trabalhadores atuais, a contragosto do que governo queria.

O cenário que se desenha hoje para a categoria é muito diferente do que foi apresentado pelo governo em 1 de novembro. Quando a greve foi deflagrada, Topázio oferecia nada além da destruição total do acordo.

É isso que está em jogo: o desmonte completo da Comcap, defendido por aqueles que acham que mandam na cidade. Os trabalhadores mostraram à população a importância da Comcap, e lembraram a classe trabalhadora de todo o país que só a luta garante avanços.

Foram muitos os ataques ao sindicato e ao direito constitucional de organização, que foi enfrentado com unidade. Uma nova rodada de mediação com a prefeitura e o Judiciário foi marcada para o dia 11 de dezembro.

Até lá, a categoria deve se manter atenta a novos ataques de Topázio que certamente virão. A batalha em defesa da Comcap pública e dos direitos dos trabalhadores não termina aqui. O projeto de terceirização que deve ser combatido segue em vigor.

Os trabalhadores retomam o serviço imediatamente para limpar a cidade, fazendo o que as terceirizadas não fizeram durante toda a greve!

A Fetram-SC considera esta uma vitória importante dos trabalhadores e seguirá atenta para apoiá-los no processo que virá a seguir.

#FetramSC #Sintrasem #GreveComcap

Por: Sintrasem, com edição da Fetram-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − sete =