São José: Luta dos servidores municipais resulta em avanço nas pautas da Data-Base da categoria

postado em: NOTÍCIAS | 0

Em assembleia realizada na sexta-feira, dia 10, os servidores públicos municipais de São José decidiram encerrar a greve após avaliarem a contraproposta da Prefeitura à pauta de reivindicações da categoria.

Apesar dos trabalhadores reconhecerem avanços, não houve unanimidade na votação, visto que a proposta não atingiu todas as reivindicações da categoria. Segundo a direção do sindicato, a principal vitória foi a luta em si, e o fato de a categoria não ter tido medo de fazer o enfrentamento. Servidores da administração, saúde, assistência social e educação lutaram juntos como há muito tempo não se via!

A greve aconteceu não apenas por questões financeiras, mas também por melhores condições de trabalho para atender a comunidade com mais qualidade lá na ponta. 

As principais reivindicações atendidas pela administração municipal foram a chamada de novos concursados a cada vaga em vacância a partir de agora para todas as áreas, o abono das faltas da greve de 2021, a chamada Greve em Defesa da Vida, o aumento do auxílio-alimentação, a garantia de realização de eleição direta para diretores das unidades escolares ainda este ano, o compromisso do estudo e implementação do plano de carreira de pós-graduação do magistério e o compromisso do cumprimento das leis do piso da Enfermagem, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias tão logo o financiamento federal esteja previsto no orçamento municipal.

Além disso, a categoria conquistou a mudança e a aplicação na integralidade do piso dos técnicos de radiologia. Está na proposta da Prefeitura um projeto de lei que deverá ser enviado à Câmara de Vereadores visando implementar o piso dos referidos profissionais que atuam no município.

Os servidores estavam em greve desde o dia 31 de maio. Foram nove dias em que a categoria mostrou sua força para o Executivo municipal e também o compromisso com a defesa dos serviços públicos para a população josefense.

Um dos encaminhamentos dos servidores é realizar uma nova assembleia em agosto para avaliar o andamento das negociações das demais cláusulas da pauta da Data-Base 2022. Também haverá uma nova mesa de negociação no dia 11 de julho com a pauta principal da Secretaria de Assistência Social. Uma Comissão permanente de negociação do Comando de Greve foi formada por trabalhadores de todas as secretarias para continuar as discussões com o Executivo.

Diversas entidades compareceram na assembleia para expressar seu apoio aos grevistas e ao Sintram/SJ, como a CUT-SC, Sitrampa, Sintrasem, SindSaúde-SC e mandatos parceiros.

Veja imagens da assembleia na galeria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 14 =