Nota em solidariedade às vítimas da tragédia na creche Bom Pastor, em Blumenau

postado em: NOTÍCIAS | 0

A Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram-SC) manifesta seu profundo pesar e solidariedade às vítimas, familiares, profissionais e à comunidade local, atingidos pela tragédia ocorrida na manhã desta quarta-feira (5), em Blumenau, no Vale do Itajaí. Em mais um episódio de violência extrema, quatro crianças foram mortas e diversas outras foram feridas em um ataque cometido na creche Cantinho Bom Pastor, no Bairro Velha.

O fato ocorre poucos dias após outra tragédia, desta vez em São Paulo, quando a professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, foi atacada a facadas por um aluno de 13 anos dentro de uma escola estadual e infelizmente faleceu  Ainda outras quatro pessoas ficaram feridas: um aluno e três professores.

Tais episódios não ocorrem à toa.

Durante quatro anos, o Brasil assistiu diversas ações de violência, muitas vezes respaldadas por discursos de ódio propagados pelo então presidente da República, que não se importava em praticar gestos e disseminar falas com ataques diretos a diferentes grupos sociais e políticos. Claramente, este não é um fenômeno novo, porém, desde as eleições de 2018 observamos o fortalecimento da violência dentro e fora das redes sociais.

Propagar esse tipo de discurso legitima comportamentos altamente intolerantes e as consequências podem ser graves, principalmente quando envolvem outros fatores. Considerando as populações, Santa Catarina é o Estado com a maior concentração de células nazistas em atividade. É urgente um debate efetivo sobre estas questões para haver um processo de desnazificação destes grupos.

A Fetram-SC faz um apelo aos gestores municipais e estaduais para que tomem medidas urgentes no intuito de reforçar a segurança em ambientes públicos, principalmente em unidades de ensino, a fim de preservar a integridade física tanto dos alunos quanto dos profissionais que atuam nestes locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 2 =