A presidenta da Fetram-SC, Sueli Adriano, e a secretária da Mulher da entidade, Rosélia Tertuliano, participaram na noite desta terça-feira (28), de forma virtual, da Reunião do Coletivo da Mulher Trabalhadora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam).
O encontro reuniu dirigentes sindicais de todo o país para debater temas estratégicos relacionados à organização das mulheres trabalhadoras no movimento sindical e ao enfrentamento das diversas formas de violência e discriminação.
Entre os principais pontos da pauta estiveram as atividades do Julho das Pretas, a construção de uma campanha permanente de combate ao feminicídio, a celebração dos 40 anos das políticas para as mulheres da CUT e a apresentação do Protocolo de Prevenção e Ação em Casos de Discriminação, Assédio e Violências por Razões de Gênero, recentemente lançado pela Central Única dos Trabalhadores.
O protocolo reafirma o compromisso da CUT com a construção de ambientes sindicais seguros, inclusivos e livres de qualquer forma de violência. O documento estabelece princípios de prevenção, acolhimento e apuração de denúncias, além de orientar a adoção de medidas educativas e disciplinares para combater práticas de discriminação, assédio moral, assédio sexual e violências de gênero em todas as atividades da Central. Também incentiva que as entidades filiadas implementem mecanismos semelhantes em suas estruturas.
Para a Fetram-SC, a participação no Coletivo da Mulher Trabalhadora fortalece a atuação da Federação na defesa dos direitos das servidoras públicas municipais e amplia o compromisso da entidade com a construção de um movimento sindical cada vez mais democrático, acolhedor e comprometido com a igualdade de gênero.
A Federação reafirma que o combate ao feminicídio, ao assédio e a todas as formas de violência contra as mulheres deve ser uma pauta permanente do movimento sindical, fortalecendo espaços de formação, prevenção e enfrentamento às desigualdades que ainda marcam o mundo do trabalho.
Deixe um comentário