Primeiro dia da 12ª Plenária da Fetram-SC debate conjuntura e compartilha experiências das campanhas salariais

postado em: NOTÍCIAS | 0

Cerca de 50 dirigentes de sindicatos do servidores públicos municipais de todo o estado se encontraram em Chapecó nesta sexta-feira (23) para a 12ª Plenária da Fetram-SC, na sede do Sitespm. O encontro, que segue até este sábado (24), promoverá importantes debates para avaliar a atuação da federação, trocar experiências e planejar novas ações para fortalecer o serviço público em Santa Catarina.

A presidenta da Fetram-SC, Sueli Adriano, falou sobre a expectativa para o evento “Serão dois dias para debater nossos desafios e construir um plano de lutas para fortalecer a nossa luta em defesa do serviço público municipais”.

A programação do primeiro dia contou com um debate de conjuntura feito pela presidenta licenciada da Confetam, Jucélia Vargas, abordando sobre pautas do Governo Federal que impactam na vida dos servidores municipais, em especial a regulamentação da convenção 151 da OIT, reforçando a importância de mobilizar a categoria para conseguir aprovar o projeto e garantir a negociação coletiva para os servidores públicos.

Compartilhar experiências para fortalecer a organização

Nesta sexta os dirigentes presentes também puderam compartilhar as experiências das campanhas salariais feitas nos municípios. Um representante de cada um dos sindicatos participantes falou sobre o processo de negociação com o executivo, as pautas reivindicadas, os desafios e os avanços para conquistar as melhorias salariais, benefícios e direitos trabalhistas com as autoridades municipais.

Lançamento da Plataforma Política dos Servidores

Durante a plenária também aconteceu o lançamento da Plataforma Política dos Servidores e Servidoras para as Eleições de 2024, organizada pela Confetam/Conatram, construída a partir da resposta de mais de 200 servidores de todo o país que responderam o questionário: “O que você espera da nova Gestão Municipal em relação aos Serviços Públicos e aos Servidores Municipais?”.

A proposta defende a retomada dos direitos retirados, especialmente a revogação das reformas trabalhistas e previdenciária, e o fortalecimento dos processos de democracia direta e participativa. Um dos pontos mais importantes da plataforma é a carta compromisso, que será apresentada aos candidatos e candidatas para firmar o compromisso com os direitos dos servidores e com a luta sindical.

O primeiro dia encerrou com uma fala da Secretária de Políticas Públicas e Sociais da Confetam/Conatram, Irene Rodrigues da Silva, sobre a luta pelo Piso da Enfermagem, dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias.

A programação continua neste sábado (24) com um balanço político da ação da Fetram-SC, um debate jurídico sobre as ações do Magistério e a revogação 14% do confisco dos aposentados e apresentação proposta de alteração Estatutária da federação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 7 =