Fetram-SC encerra 12ª Plenária com debates jurídicos e aprovação de alteração estatutária

postado em: NOTÍCIAS | 0

A Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram-SC) concluiu neste sábado (24) a 12ª Plenária, marcada por debates sobre políticas sociais, mesa jurídica e alterações estatutárias. O evento reuniu representantes sindicais de todo o estado para discutir temas cruciais para a categoria.

Manhã dedicada à Assistência Social e Assuntos Jurídicos

O dia começou com a fala de Irene Rodrigues, Secretária de Políticas Públicas e Sociais da Confetam/Conatram, que abordou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Irene destacou a importância da valorização e reconhecimento dos profissionais da área e da participação ativa nas conferências municipais “Precisamos incentivar a base para contribuir com as propostas democráticas para a Assistência Social”.

Na sequência aconteceu uma mesa jurídica com a participação dos advogados que prestam serviços para a Confetam: Roberto Gomes Ferreira e Ediram José Oliveira Silva. Eles abordaram dois importantes temas: as ações do Magistério e a revogação 14% do confisco dos aposentados.

Os advogados tiraram dúvidas dos participantes da Plenária e foi feita uma proposta para criar uma parceria para que eles elaborem pareceres dos assuntos mais gerais para contribuir nos argumentos jurídicos dos sindicatos da base da Fetram-SC.

Para contribuir com o debate da revogação dos 14% do confisco dos aposentados, a Secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam/Conatram, Silvana Teresa Piroli, participou de forma virtual e reforçou a importância da mobilização em defesa da aposentadoria. “Precisamos ir às ruas, fazer atos e debates para pressionar o STF. Não aceitamos o confisco, o confisco não é justo”.

Tarde com prestação de contas e ratificação do estatuto

O período da tarde foi dedicado a apresentação da prestação de contas, coordenada pela Presidenta da Fetram-SC, Sueli Adriano, e pelo Secretário interino de Finanças da federação, Reginaldo de Oliveira Bernardo. Também foi apresentada uma proposta de alteração estatutária da Fetram, com uma ratificação da fundação.

Encerramento com foco na unidade da luta por direitos

A 12ª Plenária da Fetram-SC encerrou suas atividades reforçando o compromisso da entidade na luta pelos direitos dos trabalhadores municipais. Os debates e discussões realizadas ao longo do evento contribuirão para fortalecer a atuação da federação em prol da categoria.

Sueli Adriano, presidenta da Fetram-SC, encerrou o evento destacando a importância da união e mobilização da categoria: “A plenária foi um sucesso, com discussões ricas e propositivas. Saímos daqui ainda mais fortalecidos para lutar pelos direitos dos trabalhadores municipais. Agradeço a todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste evento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + doze =