Dirigentes da Fetram-SC participaram da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, que começou na quinta, dia 22, e seguiu até o sábado, dia 24.
O evento, que ocorreu no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI (Paraná), reuniu mais de 1,5 mil participantes, entre ativistas, líderes de organizações políticas, movimentos populares, movimento sindical, incluindo a CUT, centrais sindicais e a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), além de partidos políticos, estão reunidos em Foz do Iguaçu (PR).
Em pauta, temas como a crise sistêmica do capitalismo, as ameaças à paz, a soberania dos povos, o contexto econômico, político e cultural da região e os desafios da América Latina em um contexto de avanço da extrema direita em nível global.
Um dos pontos altos do encontro foi o ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares, que ocorreu na sexta-feira à noite. O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez participaram do evento.
O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica discursou para ativistas e militantes sociais de 26 países diferentes, marcando o encerramento da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração. “Se não temos os povos, não vamos conseguir [a integração]. A história não é feita por grandes caudilhos, a história é feita pelas massas”, disse o uruguaio, que dividiu o ato de encerramento com a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Com informações da Central Única dos Trabalhadores e edição Fetram-SC
Deixe um comentário