Nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de novembro, a CUT-SC realizou o Encontro dos Coletivos, com a participação de representantes dos sindicatos dos servidores públicos municipais filiados à Fetram-SC. O evento reuniu representantes de todos os coletivos da central para debater estratégias e organizar ações.
A programação teve início com um seminário sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, conduzido pelo pesquisador Marco Antonio Gonsales de Oliveira, doutor em administração de empresas pela PUC-SP e pós-doutorando em Sociologia do Trabalho na Unicamp.
Marco, integrante do grupo de investigação Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, aprofundou a análise sobre a ‘uberização’ do trabalho, com destaque para as implicações da gestão algorítmica, da superexploração e da datificação. O pesquisador também abordou as novas formas de organização e controle do trabalho, e as resistências e lutas enfrentadas pelos trabalhadores nesse contexto.
No primeiro dia do encontro, os coordenadores dos coletivos, discutiram a organização e os desafios de cada grupo: Formação, Mulheres Trabalhadoras, Trabalhadores com Deficiência, Comunicação, Combate ao Racismo, Cultura, Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador, LGBTQIA+ e Juventude.
O encontro encerrou com grupo de debate de cada coletivo sobre os desafios e as possibilidades que as novas tecnologias impõem, além de planejar ações para fortalecer os coletivos.
Deixe um comentário