Santa Catarina terá uma intensa agenda de mobilizações no 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, com atos, panfletagens, rodas de conversa, debates e manifestações públicas em diversas regiões do estado. As atividades colocam no centro a realidade das mulheres trabalhadoras que enfrentam dupla e tripla jornada, sobrecarga no trabalho, desvalorização profissional e a violência de gênero que segue crescendo no país.
Para a Fetram-SC, o 8M é um momento de reafirmar que a luta das mulheres passa também pela defesa do serviço público. São as mulheres maioria nas escolas, unidades de saúde, assistência social e demais políticas públicas. Quando o serviço público é atacado, precarizado ou desmontado, são as mulheres trabalhadoras e as mulheres usuárias desses serviços as mais atingidas.
Entre as principais bandeiras deste 8 de Março estão o fim da escala 6×1 e a redução da jornada sem redução salarial, o combate ao feminicídio, a ampliação da representação política feminina e a valorização do serviço público como instrumento de garantia de direitos. Não há igualdade possível enquanto mulheres seguem sendo assassinadas, sobrecarregadas e submetidas a condições de trabalho precárias.
Em Santa Catarina, o cenário é preocupante. Segundo dados do Observatório da Violência Contra a Mulher – SC, o estado registrou 52 feminicídios no último ano, além de 255 tentativas e mais de 31 mil medidas protetivas concedidas. A gravidade dos números reforça a urgência da mobilização social e da construção de políticas públicas efetivas.
As atividades organizadas nas diferentes cidades incluem atos públicos, intervenções culturais, debates sobre enfrentamento à violência, mobilizações nos locais de trabalho e ações específicas voltadas às servidoras municipais. A Fetram-SC reforça que a defesa da vida das mulheres está diretamente ligada à defesa de um Estado forte, com políticas públicas estruturadas e servidores valorizados.
Neste 8 de Março, as mulheres do serviço público estarão nas ruas para dizer que querem viver, trabalhar com dignidade e construir uma sociedade sem violência e sem exploração.
A Fetram-SC convoca todas as servidoras e servidores municipais a participarem das mobilizações em suas cidades. Defender as mulheres é defender o serviço público. Defender o serviço público é defender direitos.
PROGRAMAÇÃO DE MOBILIZAÇÕES EM SANTA CATARINA:
FLORIANÓPOLIS
08/03 | Parque da Luz | 9h30 (concentração) e 12h (saída da marcha)
Ato 8M “Mulheres Vivas e em Luta”, com roda de conversa, esquenta bateria e marcha pelo centro da cidade
SÃO JOSÉ
06/03 | Calçadão do Kobrasol | 15h
Mobilização com montagem dos sapatinhos vermelhos, varal com rostos das vítimas, rodas de conversa, panfletagem nas sinaleiras, caminhada até a Prefeitura e encerramento cultural no Espaço Bar Recanto às 19h30.
CAÇADOR
02 a 06/03 | Panfletagem nos locais de trabalho
07/03 | Panfletagem no Largo Caçanjurê | 9h
08/03 | Parque Central | 15h
Mateada em alusão ao Dia Internacional da Mulher
CHAPECÓ
03/03 | Auditório do SITESPM CHR | 19h
Cine debate do filme “Que horas ela volta?”.
04/03
EFAPI | 7h às 8h30
Mobilização com cartazes
Praça e DPCAMI | 9h
Varal, mural e performance cultural na Praça, com atividade na DPCAMI
07/03 | AFUSOESTE | 18h
Palestra e bingo
08/03 | Praça Coronel Bertaso | 9h
Ato em defesa da vida das mulheres
CONCÓRDIA
14/03 | Auditório do Sintrial | 14h
Roda de conversa “Dona de Si”
JOAÇABA
05/03 | Em frente à Prefeitura | Mobilização com backdrop e distribuição de folders informativos sobre feminicídios e mensagens de conscientização
06 a 08/03 | Locais estratégicos da cidade | Diversos horários
Panfletagens e participação em eventos alusivos ao Dia da Mulher
SÃO MIGUEL DO OESTE
07/03 | Calçadão | 9h
Panfletagem e colocação de cartazes pela cidade
CRICIÚMA
07/03 | 8h às 11h | Praça Nereu Ramos
Ação de Escuta e Divulgação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
JARAGUÁ DO SUL
07/03 | IFSC (campus centro) | 8h30 às 10h
Roda de conversa “Enfrentamento e prevenção da violência contra mulheres”.
07/03 | Praça Ângelo Piazera | A partir das 11h
Panfletagem “Mulheres Vivas e em Luta – Pelo fim da violência e da escala 6×1”.
Durante o mês | Diversos locais | Distribuição de fitinhas “Mulheres Vivas em Luto e na Luta”.
JOINVILLE
08/03 | Praça da Biblioteca | 14h30
Ato “Mulheres Vivas e em Luta – Pelo fim da violência e da escala 6×1”
BLUMENAU
07/03 | Auditório do CAIC | 9h
Roda de conversa “Mulheres na Praça: se essa cidade fosse nossa”
RIO DO SUL
06/03 | Atividade com o CMDM | 13h30 às 16h30
Participação junto ao Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) e outras entidades em atividade voltada às servidoras municipais, fortalecendo o protagonismo do Conselho na pauta dos direitos das mulheres
07/03 | Praça Central
Panfletagem realizada pelo sindicato da CUT e outras entidades, com distribuição de material produzido pela CUT sobre o 8 de Março e o enfrentamento à violência contra as mulheres
09/03 | 19h | Podcast do Sinspurs com o tema “Mulheres que construíram o serviço público: memórias, lutas e conquistas”
11/03 | Podcast do Sinspurs com o SINTRASEB, com o tema “Mulheres em Movimento: Trabalho, Resistência e Transformação”.
Fala na Câmara de Vereadores sobre a pauta das mulheres, com reivindicação do Conselho pela instalação da Procuradoria da Mulher no Legislativo e debate sobre leis municipais relacionadas aos direitos das mulheres.
Deixe um comentário