Fetram-SC marca presença na Cúpula dos Povos da COP 30 reforçando luta pelo serviço público e justiça climática

postado em: NOTÍCIAS | 0

A delegação dos servidores municipais de Santa Catarina está com presença ativa na Cúpula dos Povos da COP 30, em Belém (PA). A presidenta da Fetram-SC, Sueli Adriano, integra a comitiva representando a ISP Brasil, ao lado das dirigentes do Siserp, Kenia da Silva e Rosélia Tertuliano, e da presidenta da Confetam, Jucélia Vargas. Desde quinta-feira (13), elas participam de debates estratégicos que conectam justiça climática, soberania nacional e defesa do serviço público.

A comitiva marcou presença no Ciclo de Diálogos Formativos da CUT Brasil, que discutiu “Soberania, crise climática, transição justa e a luta sindical cutista”. Para a Fetram-SC, não há transição ecológica justa sem valorização do serviço público, trabalho decente e um Estado forte capaz de garantir políticas socioambientais eficazes.

As dirigentes também participaram do debate promovido pela Confetam sobre soberania nacional, proteção ambiental e os riscos da Reforma Administrativa (PEC 38/2025). O encontro denunciou que o desmonte do serviço público fragiliza a proteção ambiental, abre espaço para privatizações e coloca territórios — especialmente os indígenas — em risco diante de interesses econômicos predatórios.

A agenda incluiu ainda o Encontro dos Municipais do Pará, reunindo sindicatos de várias cidades para fortalecer a organização sindical e a resistência à PEC 38/2025.

A presença da Fetram-SC na COP 30 reforça: defender o meio ambiente é defender o Estado, os servidores e o interesse público. As entidades seguem mobilizadas contra a Reforma Administrativa e pela construção de um futuro sustentável, justo e com direitos garantidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 7 =