OS/AS TRABALHADORES/AS MUNICIPAIS DE SANTA CATARINA NA CONSTRUÇÃO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL

No 5º Congresso Nacional da CUT em 1994 o debate sobre as organizações dos trabalhadores do serviço público se desdobrou na realização de uma Conferência Nacional sobre a organização do serviço público. Esta Conferência aconteceu em abril de 1995, na cidade de Belo Horizonte e tinha como propósito debater a organização vertical do setor, coma unificação das lutas dos servidores e servidoras públicas e organizar os processos de negociação a nível nacional, estadual e municipal.

Muitos debates divergentes aconteceram durante a Conferência, mas apesar disso, os trabalhadores do serviço público municipal conseguiram se reunir e debateram a necessidade de construir uma discussão a partir da realidade dos servidores municipais, elegeram uma Comissão Provisória e encaminharam a realização do I Encontro Nacional dos Municipários.

O Encontro aconteceu entre os dias 24 a 26 de novembro de 1995 em São Paulo/SP e o professor da rede pública municipal de Chapecó, Lizeu Mazzioni, representou Santa Catarina na organização nacional do encontro. Dentre as divergências sobre o formato de organização, um ponto positivo foi o avanço no debate da construção de sindicatos regionalizados e federações estaduais. Ao final do encontro foi composta uma Coordenação Nacional. Representando Santa Catarina estavam o Sindicato dos Municipários de Chapecó (Lizeu), Joinville (Malvina) e Blumenau (Gibson).

Nos anos de 96 e 97 continuaram acontecendo alguns debates. Em 98 uma nova reunião da Coordenação Nacional debateu sobre a organização dos servidores públicos municipais que deliberou a realização de plenárias estaduais dos municipários, para que se organizassem estadualmente. E em 1999 um Seminário Nacional organizado pela Internacional dos Serviços Públicos – ISP, construiu um plano de trabalho que foi fundamental para a organização dos municipários a nível estadual e nacional.

Entre os dias 16 a 18 de junho de 2000 em Corumbá/GO, com o apoio da ISP, foi realizado o I Congresso Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, onde foi fundada a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – CONFETAM/CUT. De Santa Catarina participaram os trabalhadores municipais de Criciúma, Chapecó e Florianópolis, sendo só estes três sindicatos que eram filiados à CUT. Na 1ª Diretoria Executiva da CONFETAM, Santa Catarina ficou na Secretaria Geral, ocupada pela professora Ilaine Inês Both de Pinhalzinho, base do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região.

A CONSTRUÇÃO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SANTA CATARINA

 A organização estadual dos municipários de Santa Catarina, acompanhou o debate nacional de organização da categoria, já com as primeiras reuniões em 1995. Realizando em setembro de 1995, na cidade de Chapecó o I Encontro Estadual dos Servidores Municipais do Estado de Santa Catarina, com a presença de sindicatos municipais de Joinville, Chapecó e região, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e região, Forquilhinha, Indaial, Criciúma e região e Joaçaba.

No encontro foram escolhidos representantes dos sindicatos para compor uma Coordenação Estadual responsável em construir a organização do ramo no estado. Participaram desta coordenação lideranças dos municipários de Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Jacinto Machado, Joaçaba e Forquilhinha.

No ano de 1996, o debate não avançou significativamente em Santa Catarina, devido as eleições municipais, as mudanças ocorridas em algumas direções dos sindicatos que até então estavam participando do processo (como Joinville e Blumenau), e pela indefinição em nível nacional sobre qual encaminhamento dar sobre a organização dos trabalhadores públicos.

Em 1997 os membros da Coordenação Estadual participaram de diversas reuniões que debateram a organização dos servidores públicos e no ano de 1998 os membros da Coordenação iniciaram a rearticulação em Santa Catarina com uma reunião em junho de 1998 em Lages, que deliberou pela realização de um Encontro Estadual dos servidores municipais, realizado em Joaçaba em julho do mesmo ano.

Um dos encaminhamentos deste Encontro foi a reconstrução da Coordenação Estadual, composta por dirigentes de Chapecó, Criciúma, Fraiburgo, Florianópolis e Joaçaba. Na primeira reunião, esta nova Coordenação já deliberou pela realização de dois seminários regionais em Chapecó e Florianópolis, preparatório para a realização do Congresso Estadual.

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 1998 em Fraiburgo aconteceu o I Encontro Estadual dos Municipários. Dez sindicatos estiveram presentes com delegados/as, em um total de 28 participações. Em plenária os participantes deliberaram pela criação Departamento Estadual dos Trabalhadores Municipais da CUT, elegendo a primeira direção Executiva para um mandato provisório e tendo o apoio fundamental e a estrutura da CUT-SC na organização estadual dos municipários de SC.

1998 – Direção Executiva provisória do Departamento Estadual de Trabalhadores Municipais da CUT: Ilaine Inês Both (Chapecó e região), Gentil Marini (Fraiburgo), Plaudemir Mallamnn (São Miguel do Oeste e região), Valdelir Francisco de Souza (Joaçaba e região), Luiz de Oliveira (Criciúma e região), Luiz Claudio Fernandes (Florianópolis) e Vanderlei Machado (Salete).

No II Encontro Estadual dos Municipários, realizado em Chapecó foi FUNDADA A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES MUNICIPAIS DE SANTA CATARINA – FETRAM-SC/CUT. Estiveram presentes no Encontro doze sindicatos, cinco deles filiados à CUT os da cidade de Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Fraiburgo e São Miguel do Oeste e sete não filiados da cidade de São José do Cedro, laguna, Joaçaba, Salete, Joinville, Braço do Norte e Campo Erê.

1999 a 2001 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidenta: Ilaine Inês Both (Chapecó e Região); Secretário Geral e Comunicação: Hilário da Silva Pinto (Chapecó e Região); Secretário de Finanças e Administração: Luiz de Oliveira (Criciúma); Secretário de Políticas e Saúde: Vanderlei Machado (Salete); Secretário de Assuntos Jurídicos: Valdelir Francisco de Souza (Joaçaba);  João Batista Balsanelli (Joinville); Secretária de Formação: Rosangela Soldatelli (Florianópolis); Secretário de Organização Sindical: Wilson Manoel Altoff (Braço do Norte); Suplentes  da Diretoria Executiva: Joaquim Antonio Neto (Florianópolis), Rozangela De Carli Dalbosco (Chapecó e Região), Rosemary de F. Feltrim (Criciúma), João Ademir Concilier (Fraiburgo), Eliana Salvador (Criciúma); Conselho Fiscal Efetivo: Marcos Lisboa (Joinville), Osmar dos Santos (São Jose do Cedro) e Raquelina Leopoldo (Criciúma); Conselho Fiscal Suplente: Vanirto Conrad (São Miguel do Oeste).

O III Congresso dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santa Catarina foi realizado entre os dias 5 a 7 abril de 2002 em Fraiburgo. Participaram 88 pessoas entre delegados, observadores e convidados. Delegados de 13 sindicatos das cidades de Chapecó, Criciúma, Fraiburgo, São José do Cedro, Seara, Florianópolis, São Miguel do Oeste, Concórdia, Laguna, Salete, Jaraguá do Sul, Palhoça e Içara.

2002 a 2005 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidenta: Ilaine Inês Both (Chapecó), Secretário Geral e Comunicação: Hilário da Silva Pinto (Chapecó), Secretária de Finanças e Administração: Maria Barbara T. Righetto (Criciúma); Secretária de Políticas e Saúde:  Rosangela Soldatelli (Florianópolis), Secretário de Assuntos Jurídicos: Maurílio Rosa  (Florianópolis); Secretário de Organização Sindical: Gentil Marini (Fraiburgo), Secretária de Formação: Maria AP. Da Rocha Quadros (Chapecó), Suplentes  da Diretoria Executiva: Herna Bardini (Criciúma), Charles Pires (florianópolis); Dirce Baségio (São José do Cedro), Claudir Ferreira (Chapecó), Luiz de Oliveira (Criciúma);  Conselho Fiscal Efetivo: Edna Benedet (Içara), Ivanildo Franciso Reis(Florianópolis), Vanildo Pedro Basse(Seara) Conselho Fiscal Suplente:  Cecília Duz de Andrade (Chapecó).

O IV Congresso dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santa Catarina aconteceu entre os dias 1 a 3 de abril de 2005 em Fraiburgo. Participaram 94 pessoas entre delegados, observadores e convidados. Nove sindicatos estiveram presentes das cidades de Chapecó, Criciúma, Fraiburgo, Florianópolis, Concórdia, São José do Cedro, Seara, Jaraguá do Sul,  São José.

2005 a 2008 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidenta: Maria Barbara T. Righetto (Criciúma); Secretária Geral e Comunicação: Rozangela De Carli Dalbosco (Chapecó);  Secretária de Finanças e Administração: Maria das Dores Argenta Vieira(Criciúma); Secretário de Políticas e Saúde:  Wilson Alberto dos Santos Pereira (Florianópolis); Secretário de Assuntos Jurídicos: Gentil Marini (Fraiburgo); Secretária de Formação: Ligia Maria Ávila do Nascimento (São José); Secretário de Organização Sindical:  Charles Pires(Florianópolis); Suplentes  da Diretoria Executiva: Vania Medianeira de Lima Barcelos( Chapecó), Vanilda Basse (Seara), Idinei Petry (Jaraguá do Sul),  Maurílio Rosa (Florianópolis), Anna Paula Feminella (Florianópolis), Luiz Cesar Schorner (Jaraguá do Sul); Conselho Fiscal Efetivo: Jucélia Vargas de Jesus (Criciúma), Janete Terezinha Recalcatti (Florianópolis), Elena Della Flora (São José do Cedro); Conselho Fiscal Suplente: Nilson Damásio Pereira (São José).

O V Congresso dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santa Catarina foi realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2008, na cidade de Fraiburgo. Os sindicatos presentes foram das cidades de: Campo Êre, São José do Cedro, Chapecó, Seara, Concórdia, Joaçaba, Fraiburgo, Criciúma e Jaraguá do Sul.

2008 a 2010 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidenta: Jucélia Vargas de Jesus(Criciúma); Secretária Geral e Comunicação: Rozangela De Carli Dalbosco (Chapecó); Secretária de Finanças e Administração: Maria Bárbara Teixeira Righetto (Criciúma); Secretária de Políticas e Saúde:  Idinei Petry (Jaraguá do Sul); Secretário de Assuntos Jurídicos: Edson Camargo(Fraiburgo); Secretária de Formação: Vânia Medianeira de Lima Barcelos (Chapecó); Secretário de Organização Sindical: Luiz Cezar Schorner (Jaraguá do Sul); Suplentes  da Diretoria Executiva:  Lúcia Fátima Maldaner (São José do Cedro), Jorge Luiz Rosa (Joaçaba), Valdomiro Tafarel (Concórdia), Margarida Bernardina Pelin (Jaraguá do Sul), Luiz de Oliveira (Criciúma), Conselho Fiscal Efetivo: Ilaine Inês Both (Chapecó), Rozemeri de Fátima Barrozo (Campo Êre), Gelmino Marcanzoni (Seara)

O VI Congresso dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santa Catarina foi realizado entre os dias 1 a 3 de dezembro de 2010 em Florianópolis,  do qual participaram 184  delegados(as), sendo 62 homens (33,70% do total) e 122 mulheres (66,30% do total), representantes de 37 municípios e 15 sindicatos:  São José do Cedro, Chapecó e Região, Seara,  Concórdia, Joaçaba, Fraiburgo e Região, Alfredo Wagner, Forquilhinha, Criciúma e Região, Tubarão, São José, Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul e Região, Joinville.

2011 a 2013 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidente: Lizeu Mazzioni (Chapecó); Secretária Geral e Comunicação: Jucélia Vargas de Jesus(Criciúma); Secretário de Finanças e Administração: Luiz Cezar Schöner (Jaraguá do Sul); Secretário de Políticas e Saúde: Tiago Duarte do Nascimento(Florianópolis); Secretário de Formação: Josiano Godoi(Joinville); Secretária de Assuntos Jurídicos: Zilda Marcia Onetta (Concórdia);  Secretária de Organização Sindical: Ieda Bernardina Vargas Ladewig Blumenau); Suplentes  da Diretoria Executiva: Gentil Marini (Fraiburgo), Derli Francisco da Silva (Joaçaba); Lúcia Fátima Maldaner (São José do Cedro); Jerson da Silva Mota (Forquilhinha); Vanderlei José Jorge (Alfredo Wagner);  Conselho Fiscal Efetivo: Zoê Bittencourt Bergler (São José); Rozangela De Carli Dalbosco (Chapecó); Maria Bárbara Teixeira Righetto (Criciúma); Conselho Fiscal Suplentes:  Laura Isabel Guimarâes (Tubarão);  Luiz Roque Fedrizzi (Seara)

O VII Congresso dos Trabalhadores Públicos Municipais de Santa Catarina foi realizado nos dias 15 e 16 de novembro de 2013, em Florianópolis. Participaram 164  delegados(as), sendo 65 homens (40% do total) e 99 mulheres (60% do total), representantes de 39 municípios e 16 sindicatos: São José do Cedro e Região, Chapecó e Região, Seara,  Concórdia e Região, Joaçaba, Fraiburgo e Região, Forquilhinha,  Criciúma e Região, Tubarão, São José, Florianópolis, Blumenau, Jaraguá do Sul e Região, Joinville e Região, Araranguá, Timbó.

2013 a 2016 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidente: Lizeu Mazzioni (Chapecó); Secretaria Geral e Comunicação: Zilda Marcia Onetta (Concórdia); Secretário de Finanças e Administração: Luiz Cezar Schorner (Jaraguá do Sul); Secretária de Política de Saúde: Ieda Bernardina Vargas Ladewig; (Blumenau). Secretaria de Formação: Ana Cláudia da Silva (Florianópolis). Secretária de Assuntos Jurídicos: Flávia Carolina Bandeira (Joinville). Secretário de Organização Sindical: Ulrich Beathalter (Joinville); Suplentes da Diretoria Executiva: Gentil Marini (Fraiburgo); Inês Maria Picoli (Joaçaba); Belarmino Lampert (Siderópolis). Tiago Duarte do Nascimento (Florianópolis) Josiano Godoi (Joinville). Conselho Fiscal Efetivos: Jucélia Vargas Vieira de Jesus (Criciúma); Márcia Borges Joaquim (Tubarão); Márcio Avelino do Nascimento, (Joinville). Suplentes do Conselho Fiscal: Argílio Vieira Rosa (Blumenau) e  Roseli Terezinha de Oliveira (Joinville).

O VIII Congresso da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina foi realizado entre os dias 1 a 3 de dezembro de 2016 em Florianópolis, do qual participaram 172 delegados(as), sendo 115 mulheres (69% do total) e 57 homens (31% do total) e representantes de 15 sindicatos: : SINDI – SJCR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José do Cedro e Região; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Erê e Região; SITESPM-CHR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região; Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Seara; SSMCR – Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e Região; SINTSER-FBR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Fraiburgo e Região; SISERP-CRR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região; SINTRAM-SJ –  Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José; SINTRASEM – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis; SINSEJ – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville, Garuva  e Itapoá; SINSEP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região; SINTRASEB – Sindicato Único dos Trabalhadores Municipais de Blumenau; SISETI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timbó e Região; SINSERPI –  Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Indaial; SINSPURS – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio do SUL e Região

2016 a 2019 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidente: Lizeu Mazzioni (Chapecó); Secretária Geral e Comunicação: Maria Barbara Teixeira Righetto, (Criciúma); Secretário de Finanças e Administração: Luiz Cezar Schorner (Jaraguá do Sul); Secretário de Política de Saúde: Marcio Bittencourt do Nascimento (Florianópolis); Secretaria de Formação: Vania Medianeira de Lima Barcellos (Chapecó); Secretária de Assuntos Jurídicos: Elveni Mendes Lisboa (Florianópolis); Secretário de Organização Sindical: Ulrich Beathalte (Joinville); Suplentes da Diretoria Executiva: Tayson Sander Baseggio (Concórdia); Julie Alexander Marquetti Paglia (Jaraguá do Sul); Reginaldo de Oliveira Bernardo (Criciúma); João Batista de Oliveira Neto (São José); Jumeri Zanetti (São José); Conselho Fiscal Efetivos: Renato Brandes, (Rio dos Cedros); Marilene Back Espindola (Rio do Sul); Fabiana Toledo Soares Paiva, (Florianópolis); Suplentes do Conselho Fiscal: Arival Cruz do Nascimento (Seara) e Viviane Czarnobay (Joinville).

O IX Congresso Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina foi realizado nos dias 15 e 16 de dezembro de 2019 em Rodeio e participaram 130 delegados(as), sendo 81 mulheres (62% do total) e 49 homens (38% do total), representantes de 18 sindicatos: SINDI – SJCR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José do Cedro e Região SISME –  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Extremo-Oeste de Santa Catarina SSMCE – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Erê e Região SITESPM-CHR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região SSMCR – Sindicato dos Servidores do Município de Concórdia e Região; SINTSER-FBR – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Fraiburgo e Região  SISPUC – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canoinhas SISERP-CRR – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma e Região;  SINTRAMPA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Palhoça; SINTRAM-SJ –  Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José; SINTRASEM – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis; SINDFOZ –  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí; SINSEJ – Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville, Garuva e Itapoá; SINSEP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região; SINTRASEB – Sindicato Único dos Trabalhadores Municipais de Blumenau; SISETI – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Timbó e Região; SINSERPI –  Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Indaial; SINSPURS – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio do SUL e Região; SSFPS – Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Seara; SSBR – Sindicato dos Servidores Municipais de Bom Retiro; SINPAW – Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Alfredo Wagner SINSERF –  Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Forquilhinha; SINTERMUT – Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo e Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sangão, Treze de Maio, Armazém, Pedras Grandes; SITSPMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Publico Municipal de Araranguá.

2019 a 2022 – Direção Executiva da FETRAM-SC/CUT: Presidente: Lizeu Mazzioni (Chapecó); Secretária Geral e Comunicação: Juçara Rosa Silva (Florianópolis); Secretário de Finanças e Administração: Sueli Silvia Adriano (Blumenau); Secretário de Política de Saúde: Graziele Justino (São José); Secretaria de Formação: Reginaldo de Oliveira Bernardo (Criciúma); Secretária de Assuntos Jurídicos: Everton Sotero (Palhoça); Secretário de Organização Sindical: Flávia Aparecida Veiga (Joinville); Suplentes da Diretoria Executiva: Simone de Fátima Jombra Côrrea LICENCIADA (Fraiburgo); Gracieli Sperandio (Concórdia); Alan Evaristo Mengarda (Timbó); Elisete Ferreira Silveira Chagas (Joinville); Luisa Ana Klein (Itajaí); Conselho Fiscal Efetivos: Ivo Schnaider (Indaial); Arlete de Souza (Rio do Sul); Luiz Cezar Schorner (Jaraguá do Sul); Suplentes do Conselho Fiscal: Vaine Rosali Freese Plautz (São Miguel do Oeste) e Graziela Adriana Hallvass (Dionísio Cerqueira).

A Fetram-SC/CUT somos nós – trabalhadoras e trabalhadores municipais de Santa Catarina.

Agradecemos a todas as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público municipal que ajudaram a construir essa bela história de organização coletiva e luta em defesa do serviço público, do bem estar da nossa população e da valorização das trabalhadoras e trabalhadores.

Vamos em frente fazer a hora e fazer acontecer a mudança social que queremos ver no mundo.

Viva a classe trabalhadora!

Viva o serviço público!

Viva os direitos sociais!

Viva a organização e a luta da classe trabalhadora!

Resgate histórico: Lizeu Mazzioni