O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau, Sintraseb, realizou na tarde desta quarta-feira (18), na Associação dos Servidores Públicos, ASPMB, a quarta edição do Encontro com os Prefeituráveis.
O evento faz parte da campanha pelo voto consciente dos trabalhadores(as) do serviço público, que tem como tema “o cidadão elege o prefeito, o servidor escolhe o patrão”. A ideia é reforçar a dupla responsabilidade dos(as) trabalhadores(as) do serviço público municipal, que ao mesmo tempo têm o direito de eleger o prefeito como qualquer cidadão, mas também o de escolher o seu patrão ou patroa, aquele ou aquela que será responsável em conduzir as relações trabalhistas.
O encontro teve como objetivo oportunizar aos candidatos e às candidatas um momento de aproximação direta com os legítimos representantes dos(as) trabalhadores(as) que fazem o serviço público municipal. Além da diretoria colegiada do Sintraseb, estiveram presentes os membros dos diversos conselhos de controle social indicados pela entidade e os representantes por local de trabalho.
Todos os cinco candidatos à prefeitura estiveram presentes.
SOBRE A DINÂMICA DO EVENTO
As regras e a dinâmica do evento foram acordadas com representantes das candidaturas.
Todos os candidatos(as) receberam antecipadamente um documento contendo a Plataforma Política das Servidoras e dos Servidores Municipais 2024, apresentada pela Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (a CONFETAM), contendo diretrizes para o governo e a Pauta de Reivindicações histórica da categoria.
Cada candidata e candidato a prefeito teve direito a 12 minutos para apresentação de seus compromissos com a categoria e com o serviço público. A ordem de apresentação foi definida por sorteio: Ricardo Alba, Delegado Egídio, Odair Tramontin, Ana Paula Lima e Rosane Martins.
O conteúdo da apresentação era livre, mas o Sindicato sugeriu aos candidatos(as) que manifestassem prioritariamente suas posições sobre: o direito e o respeito à negociação coletiva de trabalho; sobre a aposentadoria dos(as) servidores(as) e a manutenção do ISSBLU; e sobre a privatização e a terceirização de serviços.
Ao final, os(as) candidatos(as) foram convidados(as) a assinar uma Carta Compromisso com os(as) servidores(as). Um documento atestando que o candidato(a) assumia a responsabilidade de considerar as ideias contidas na Plataforma Política das Servidoras e dos Servidores Públicos Municipais para as Eleições 2024, apresentado pela Confetam/CUT, e que estavam cientes das reivindicações dos(as) servidores(as), comprometendo-se a trabalhar por sua execução.
A ASSINATURA DO DOCUMENTO
Duas candidaturas assinaram a “carta compromisso” sem ressalvas: ANA PAULA LIMA, candidata pela coligação: União, Renovação e Trabalho (FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA PT, PCdoB E PV / PSB / PDT / AVANTE / SOLIDARIEDADE) e ROSANE MARTINS, candidata pela federação PSOL/REDE.
O DELEGADO EGÍDIO, candidato pela Coligação: Proteger e Servir (PL/FEDERAÇÃO PSDB CIDADANIA / REPUBLICANOS / PP / MDB / UNIÃO) assinou um documento próprio, contendo alteração no texto proposto.
ODAIR TRAMONTIN, candidato pela coligação: Blumenau de um jeito novo (NOVO / PSD) e RICARDO ALBA, candidato pelo partido PODEMOS, não quiseram se comprometer com os(as) servidores(as), atestando apenas que “receberam” as proposições apresentadas pelo Sindicato.
Confira as cartas assinadas clicando aqui!
Confira o documento completo entregue antecipadamente aos candidatos clicando aqui!
Deixe um comentário