Delegação da Fetram-SC estará presente na II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022)

postado em: NOTÍCIAS | 0

Uma delegação de representantes da Federação dos Trabalhadores Municipais de Santa Catarina (Fetram-SC) estará presente na II Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022), que acontecerá de 15 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Natal (RN).

A presença da Fetram-SC na Conape 2022 possibilitará participar das discussões nacionais em defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. Dezenas de entidades classistas do setor da Educação fazem parte da construção da Conferência e também estarão representadas, no intuito de reunir o máximo de trabalhadores e trabalhadoras da categoria para definir as tarefas do próximo ciclo de mobilizações.

A CONAPE 2022 é organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE), e terá como tema “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. 

Entre os objetivos do evento está a construção, o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais, sobretudo em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Oficinas da Confetam-CUT

A Confetam/CUT, entidade a qual a Fetram-SC está vinculada, irá realizar oficinas durante a Conferência. No dia 16 (sábado), a Oficina 1 ocorre das 11h30 às 12h30, com o tema: Adequação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para os Profissionais da Educação no âmbito do Novo Fundeb. Oficina 2, das 18h30 às 19h30, com a temática: O exercício do Controle Social no Novo Fundeb, como contribuir?

O encontro ocorre em um momento de ataque do governo de Bolsonaro ao financiamento da educação. O presidente trabalha para aprovar o Projeto de Lei Parlamentar (PLP) nº 18/2022, que tira recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e afeta negativamente a educação dos estados e municípios.

Foram registrados mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país e a organização disponibilizou brinquedoteca para as crianças e acampamento como alternativa de hospedagem.

Com informações adicionais da assessoria de imprensa da Confetam-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − doze =